sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Conversão

A Conversão do Pecador



A palavra grega “metánoeo” significa “remorso, arrependimento, literalmente, ‘mudança de mente”. Nesse sentido encontramos esta palavra nos seguintes textos (Mt 3.8,11; Mc 1.4; Lc 15.7; At 5.31; 20.21; 26.20; 2 Co 7.9; Hb 6.1; 12.17). “Metanoeo” é feita de “meta”, significando “depois” e “noeo”, significando “perceber, entender, meditar, ponderar, considerar.”



Os elementos constituintes do arrependimento



  • O pecado é reconhecido: O homem deve ver-se a si mesmo como diferente de Deus e em rebelião contra Deus. Deve ver a oposição que vai de sua condição com a santidade de Deus. Deve ver que Deus detesta sua condição e seu estado. O reconhecimento do pecado que entra no arrependimento para a salvação tem a ver, primariamente, não com o fato que o pecado traz castigo senão com o fato que o pecado ofende a Deus. Há, sem dúvida, um temor das consequências eternas do pecado; o que não é, porém, a coisa primária. Este reconhecimento do pecado é convicção e ele constitui o elemento intelectual do arrependimento.
  • O pecado é lamentado e aborrecido: A tristeza divina entra no arrependimento. Quando alguém se vê a si mesmo como se fora diante de Deus, ele é trazido a lamentar o seu pecado e a aborrecê-lo. Isto é o elemento emocional do arrependimento.
  • O pecado é abandonado: Não é completo o arrependimento enquanto não houver uma deserção íntima do pecado que conduz a uma mudança externa da conduta. Isto é o elemento voluntário ou volitivo do arrependimento. Assim o arrependimento concerne à inteira natureza interna: intelecto, emoção e vontade.
  • O arrependimento é um dom de Deus: As três passagens seguintes provam isto:

  • A Ele Deus exaltou com a Sua destra para ser Príncipe e Salvador, para dar o arrependimento a Israel e remissão dos pecados” (Atos 5.31).

  • Ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade” (2 Tm 2.24,25).
  • E quando ouviram estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: “ Na verdade, até aos gentios concedeu Deus o arrependimento para a vida” (Atos 11.18).
  • O sentido disso é, simplesmente, que o arrependimento se opera no homem pelo poder vivificador do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário