sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Chamado do Evangelho



A eleição tem a ver com o propósito e o plano da salvação. A expiação tem a ver com a provisão da salvação. A vocação fala da chamada à aplicação e provisão da salvação aos eleitos. Ela se divide em duas: vocação externa e vocação interna. Vamos por partes.



Definição: Operação do Espírito Santo “de tal maneira sobre o povo eleito de Deus, que eles são levados ao arrependimento e à fé, e assim feitos herdeiros da vida terna por meio de Jesus Cristo, Senhor deles.”



Uso Bíblico do Termo: Este ato do Espírito Santo através do qual os homens são trazidos à união salvífica com Cristo, se expressa através da palavra ‘KLÉSIS’, vocação. Encontramos esta palavra, por exemplo, ou o sentido dela nos seguintes textos:



  • Hebreus 3.1: “Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”.



  • Efésios 4.1: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”.



  • Efésios 4.4: “Há um só corpo e um só Espírito, como também  fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”.



Observamos ainda que os sujeitos dessa influência salvífica do Espírito Santo, “os chamados”, são designados. Vejamos os textos:



  • Romanos 1.6: “Entre os quais sois também vós chamadospara serdes de Jesus Cristo”.

  • Romanos 8.28: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”



Ainda diríamos que os termos “chamados” e “eleitos”, são termos permutáveis. Por exemplo Apocalipse 17.14: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.”



Este é, pois o uso das Escrituras. É através da vocação divina que os pecadores são feitos participantes dos benefícios da redenção. E a influência do Espírito por quem são trasladados do reino das trevas para o reino do amado Filho de Deus é uma vocação ou chamamento eficaz.



A Vocação Externa: As Escrituras falam claramente de duas chamadas diferentes. A primeira, na ordem de sua ocorrência, é conhecida geralmente como a chamada (ou vocação) extrínseca ou externa. As passagens seguintes referem-se à chamada externa (Is 45.22; 55.6; Mt 9.13; 11.28; 22.14; Mc 2.17; Lc 5.32; Ap 22.17). Há outras passagens que se referem evidentemente a ambas às chamadas, que se reservam até considerarmos a chamada interna.



Definição de vocação externa: As Escrituras também diferem entre a vocação eficaz e a vocação externa (ou geral), que é dirigida na Palavra de Deus a todos a quem a Palavra se faz conhecida. Nesse sentido, “muitos são chamados, porém poucos escolhidos”. Louis Berkhof, em sua Teologia Sistemática define a vocação externa como sendo a “apresentação e oferta da salvação em Cristo aos pecadores, juntamente com uma calorosa exortação a aceitarem a Cristo pela fé, para obterem o perdão dos pecados e a vida eterna”.



Principais características da vocação externa:

  • Essa chamada é por meio da pregação do evangelho: Foi por meio do Evangelho que Jesus chamou pecadores ao arrependimento. Hoje toda apresentação do evangelho é uma chamada aos homens para deixarem o pecado e confiarem em Cristo. A pregação do evangelho é também devidamente ouvida por um estabelecimento da necessidade de salvação do homem e do seu dever e responsabilidade sob Deus para arrepender-se e crer (At 17.30). Também deverá haver a fervorosa rogativa aos homens para que se reconciliem com Deus (2 Co 5.20), um convite a todos que laboram (Mt 11.28) e estão com sede (Is 55.1; Jo 7. 37; Ap 22.17).
  • Essa chamada é geral: Com isso queremos dizer que ela não se limita aos eleitos (Mt 22.14). Somos mandados pregar o evangelho a todos. Essa chamada é designada a todos os homens, conquanto todos não ouvem. Isso é verdade tanto como todos os homens são mandados a arrepender-se (Atos 17.30), ainda mesmo que todos os homens não ouvem esse mandamento. A esse respeito a chamada é análogo com a lei moral. Essa lei é a revelação dos deveres que obrigam todos os homens em virtude da relação que eles tem com Deus, na qualidade de Criador e Soberano, promete o favor divino aos obedientes e ameaça com a ira aos desobedientes. Portanto, essa lei se aplica a todos os que mantêm relação de criaturas racionais e morais diante de Deus. O Evangelho é a revelação do relacionamento dos homens apostados com Deus, dirigidos a todos os que pertencem à classe de homens apostatados. Assim como na lei moral, nem todos obedecessem, também é verdade com essa chamada universal do evangelho, nem todos aceitaram, mas a igreja não deve excluir o direito de ninguém de ouvir o evangelho.
  • Essa chamada, em si mesma, é sempre ineficaz: A Israel Deus disse: “Quando eu chamei, voz não respondestes” (Is 65.12). A chamada a que se refere aqui foi uma chamada externa igual à chamada sob discussão. Devido à depravação do homem, a pregação do evangelho, ela só, nunca é suficiente para trazê-lo  a Cristo. Ele carece mais do que uma chamada externa. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer” (Rm 1.16); “mas o homem natural não recebe as coisas do espírito de Deus; porque lhe parecem loucura; e não pode conhece-las, porque se discernem espiritualmente” (1 Co  2.14). O homem não pode por si só voltar-se do pecado e crer em Cristo. (Jr 13.23; Jo 12.39-40; 6.44-65).
  • A chamada é sincera: Os arminianos objetam que o sistema calvinista de doutrina faz insincera uma chamada geral. Porque Deus oferece a salvação àqueles a quem predestinou entregar a justa recompensa de seus pecados? Ora, se os arminianos pensam assim, certamente negam a doutrina da presciência de Deus. Pois, por qual razão, Deus ofereceria salvação àqueles que ele sabe de antemão que irão menosprezá-la e rejeitá-la? “Se não é inconsistente com a sinceridade de Deus ordenar a todos os homens que o amem, não é inconsistente com sua sinceridade ordenar-lhes que se arrependam e creiam no evangelho”.

A Vocação Interna ou Eficaz

  • Essa chamada é uma chamada direta por meio do Espírito: O Espírito Santo toma o evangelho pregado e, abrindo o coração do pecador (Atos 16.14), aplica a Palavra ao coração com poder regenerador. É então, e só então, que o homem pode entender e receber as coisas do Espírito de Deus. Assim a chamada interna é também pelo evangelho, mas pelo evangelho aplicado pelo Espírito Santo. As passagens tocando nessa obra do Espírito através da Palavra serão dadas quando estudarmos a regeneração.
  • Essa chamada é particular: Por meio dela os objetos da graça salvadora de Deus são segregados. A diferença aqui entre as chamadas externa e interna pode ser ilustrada imperfeitamente pela diferença entre um convite geral feito pela igreja ao povo de uma comunidade para frequentar seus cultos e os convites pessoais que se estendem a indivíduos particulares pela irmandade da Igreja. Sem dúvida, como dissemos, isso só imperfeitamente ilustra a diferença entre as duas chamadas de Deus. Romanos 8.30 mostra a particularidade dessa chamada.
  • Esta chamada é sempre eficaz: É manifesto que as passagens dadas no princípio dessa discussão referem-se a uma chamada eficaz e eficiente. Nunca se lhe resiste; contudo, em respondê-la, o homem age voluntária e livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário